Fernanda Martins

el

DISEÑO GRÁFICO // Brasil

mapinguaridesign.com.br

Facebook 1 // Facebook 2 // Youtube 1 // YouTube 2 // Instagram // Twitter

¿Por qué elegiste el diseño como una carrera en tu vida?
Na verdade foi o Design que me escolheu! Sou filha de um dos pioneiros do Design no Brasil (Ruben Martins) e o design fazia parte de meu cotidiano. Desde criança queria ser designer. Trabalhei em São Paulo por muitos anos, mas foi na Amazonia que minha compreensão do design amadureceu e se ampliou. Foi trabalhando com associações de mulheres e comunidades de ribeirinhos que compreendi que para ser um designer é necessário, sobretudo, saber escutar, respeitar as diferenças e dar chance ao incompreendido. Ser designer é ter empatia. E vale para qualquer projeto de design. Na Amazonia me tornei uma designer melhor e sou grata por isso.

¿En qué medida tu crees que ser un diseñador latinoamericano te distingue y destaca de otros diseñadores en el mundo?
Quando estudei na Suíça, percebi que abordamos as questões de forma diferente, creio que o peso da História não nos atinge. Na América Latina por falta de acesso a informação e recursos  precisamos inventar, obter bons resultados, e assim sem medo de errar trilhamos um caminho próprio sem amarras. Aquele que sabe ver e valorizar suas raízes locais se destaca diante dos outros designers do mundo.

¿Cómo ves el diseño en tu país?
O Brasil é um país muito grande, existem muitos Brasis distintos com particularidades específicas em cada região que se refletem no design. O design do Sul/Sudoeste é predominante, mais por resultado de questões econômicas e históricas. Entretanto o norte e nordeste do país tem uma cultura muito particular e o design destas regiões tem desenvolvido muito e se destacado, através da valorização destas particularidades.
E principalmente é preciso registrar também que, tanto no Brasil como na América latina, o design é uma escolha dura para as mulheres, e isso precisa mudar.

¿Cuál es tu fórmula íntima e ideal de trabajo para ser más efectivo al momento de diseñar?
Criar é um processo doloroso, de coragem. Eu particularmente preciso de momentos de introspecção, gosto do papel e lápis. Hoje em dia meu trabalho é mais colaborativo, ajudando as comunidades a encontrarem sua expressão e valorizando a cultura local. Em relação a criação minhas melhores idéias aconteceram nestes momentos de solidão. Como mãe que sou, com dois filhos e dirigindo casa e escritório, muitas idéias me ocorreram durante o banho!

¿Cuáles son los errores más comunes que cometen algunos diseñadores al momento de encarar un proyecto de diseño?
Não saber escutar. O ego é o fator que mais atrapalha o designer. É preciso perceber que se projeta para o outro e não para nós.

¿Qué consejo darías a una persona que está por elegir esta carrera o empezando a trabajar en ella?
Em primeiro lugar que valorize sua cultura, suas referências locais, aquilo que esta a sua volta. Depois que tenha muita fé em si mesmo. Que acredite em seu trabalho e compreenda que o design não é apenas criatividade, que é preciso, acima de tudo entender o aspecto social do design, e, por último mas não menos importante, não deixe de aprender gestão, planejamento e estratégia. Nosso ensino de design não está voltado para estas questões, que são fundamentais.

Los 5 libros importantes que todo diseñador debe leer:
Não consigo eleger 5. Eu diria o máximo que conseguir, não é possível ser designer sem ler muito, e não apenas livros de design, mas de poesia, romances, biografias. A internet mudou a dinâmica do aprendizado ampliando o acesso a informação, mas não eliminou a importância dos livros. E não vai eliminar, é preciso ler muito em papel ou digital, não importa. Em relação ao conhecimento, é um poço sem fundo, sempre cabe mais, não paramos de aprender nunca!

Las 5 personas que todo diseñador debe conocer:En mi caso:

  • Paulo Freire
  • Amartya Sen
  • Ken Garland
  • Saul Bass
  • Müller Brockmann
  • Herb Lubalin,
  • (ahhh, deu 6!)

Los 5 preferidos músicos, álbums o canciones que escuchas mientras diseñas:

  • Madredeus
  • Cesária Évora
  • Jazz
  • MPB
  • Clássicos.

Tu frase motivadora favorita es:
Há mais mistérios entre o céu e a terra do que supõe nossa vã filosofia.
—William Shakespeare

Anuncios

Responder

Introduce tus datos o haz clic en un icono para iniciar sesión:

Logo de WordPress.com

Estás comentando usando tu cuenta de WordPress.com. Cerrar sesión / Cambiar )

Imagen de Twitter

Estás comentando usando tu cuenta de Twitter. Cerrar sesión / Cambiar )

Foto de Facebook

Estás comentando usando tu cuenta de Facebook. Cerrar sesión / Cambiar )

Google+ photo

Estás comentando usando tu cuenta de Google+. Cerrar sesión / Cambiar )

Conectando a %s