Edu Bortolai

el

DISEÑO INDUSTRIAL O PRODUCTO  // BRASIL

www.studiobdesign.com.br

Twitter // Facebook

¿Por qué elegiste el diseño como una Carrera en tu vida?
Foram frases como: “acho que isso seria melhor assim”, “queria tanto ter algo que fizesse isso” ou “estou atrás de algo, mas não acho” que me fizeram ver que alguém teria que fazer as coisas. Descobre-se, então, que existe alguém quem cria produtos! MÁGICO!.
E, ao me aprofundar nesta profissão, descobri que criar coisas têm o poder de mudar pessoas, comunidades e até pensamentos. Apresentar o belo/funcional é proporcionar qualidade de vida e dignidade. O design é uma forma de pensar o mundo, é o meio entre a arte da criação e o raciocínio matemático.

¿En que medida tu crees que ser un diseñador latinoamericano te distingue y destaca de otros diseñadores en el mundo?
Para mim, o que mais se encaixa nesta resposta são os estereótipos que nos são colocados. Latinos são coloridos, alegres, caóticos e/ou sexy e elegantemente sedutores. Vemos que cada vez mais temos autoconfiança para explorarmos nossas raízes e histórias, sendo assim cada vez mais autênticos.

¿Cómo ves el diseño en tu país?
Estamos cada vez mais “brasileiros”, cada vez mais explorando as belezas do nosso país, mas estamos em fase de experimentação. Somos formados por inúmeras culturas com proporções continentais em questão territorial e cultural. Isso implica em uma variação estética muito diversa, entretanto com um ponto em comum: descendentes de japonês, alemão, italiano, entre tantas outras, mas quando nascidos aqui, vem com “bossa”, que não se vê de primeira, mas sente a leveza e o humor. E cada vez mais tendo conhecimento de si próprio, criamos peças que melhor nos representam, pois a criação é uma extensão de quem somos.

¿Cuál es tu fórmula íntima e ideal de trabajo para ser más efectivo al momento de diseñar?
Preciso me apaixonar por algo, uma região, uma estética ou uma história. Me aprofundar, trazer isso para a minha linguagem. Isso me ajuda muito a criar uma personagem que tenha estes mesmos interesses, explorar as músicas, os gostos, a moda, os filmes, a sua casa. Então fazer uma peça minha que ela gostaria de ter, que complete o seu ambiente. Sempre digo que lar é a casa que tem história pra contar.

¿Cuáles son los errores más comunes que cometen algunos diseñadores al momento de encarar un proyecto de diseño?
Que a fabrica vai resolver algum ponto do seu projeto. É obrigação do designer dar as soluções, discutir e criar a vontade no fabricante para produzir o objeto. Assim como tem orgulho de criar e desenvolver, o fabricante tem de ter orgulho de produzi-la e não ser um fardo. O lojista ter o orgulho de vendê-la e o cliente final ter orgulho de tê-la.

¿Qué consejo darías a una persona que está por elegir esta carrera o empezando a trabajar en ella?
Designer é aquele curioso por natureza. Designer passa a mão em tudo, sente a textura, repara em um espaço sem ter vergonha de fazê-lo. Passa a mão discretamente embaixo da mesa para descobrir como ela foi montada; a cadeira ele vê por baixo. E se estende essa curiosidade para estilos de vida, músicas e informações em geral.

Los 5 libros importantes que todo diseñador debe leer:

  • Gestão Estratégica de Design; Como um ótimo design fará as pessoas amarem a sua empresa – Roberto Brunner , Stewart Emery e Russ Hall
  • Design Thinking – Tim Brown
  • O príncipe – Maquiavel
  • Ergonomia; Projeto e produção – Itiro Lida
  • Steve Jobs – Walter Isaacson

Las 5 personas que todo diseñador debe conocer:

  • A pessoa que você acha que é
  • A pessoa que acham que você é
  • A pessoa que você gostaria de ser
  • Assim vai descobrir as 5 pessoa que você deveria conhecer.
  • E o seu vizinho.

Tu frase motivadora favorita es:

Não sou de frases, sou de imagens, histórias e pessoas. Na maioria das vezes, frases motivadoras me passam descrédito!
(e eu aqui confessando um sério preconceito meu)

Anuncios

Responder

Introduce tus datos o haz clic en un icono para iniciar sesión:

Logo de WordPress.com

Estás comentando usando tu cuenta de WordPress.com. Cerrar sesión / Cambiar )

Imagen de Twitter

Estás comentando usando tu cuenta de Twitter. Cerrar sesión / Cambiar )

Foto de Facebook

Estás comentando usando tu cuenta de Facebook. Cerrar sesión / Cambiar )

Google+ photo

Estás comentando usando tu cuenta de Google+. Cerrar sesión / Cambiar )

Conectando a %s